Target Costing:um Estudo Na Área de Serviços Educacionais

Autores

  • Maria da Glória Arrais Peter
  • Maria das Graças Arrais de Araújo
  • Claudia Buhamra Abreu
  • Fabio Arrais Peter

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO

Resumo

O preço sempre foi apontado como elemento importante na decisão de compra do consumidor e, conseqüentemente, como parte do poder de competitividade de uma empresa no mercado. Historicamente definido a partir dos custos de produção, o preço recebe hoje nova abordagem que defende como base de cálculo a percepção de valor que o mercado tem em relação ao produto. A partir dessa visão, a empresa deve gerenciar seus custos para que, no desenvolvimento e lançamento de novos produtos, possa praticar preços competitivos que lhe garantam, também, lucratividade.Esse sistema de gerenciamento de custos recebe o nome de Targeting-Costing ou Custeio-Alvo. Teve sua origem no Japão, na década de sessenta, difundindo-se, mais tarde, por outros países como Alemanha e Estados Unidos, e recentemente começa a ser aplicado no Brasil. Concebido e utilizado na indústria, pode também ser aplicado no setor de serviços, trazendo importante contribuição na definição de preços de serviços.Nesse trabalho apresentam-se os principais conceitos do Custeio-Alvo, procedendo uma breve análise comparativa com as metodologias tradicionais, e procurando demonstrar sua aplicabilidade para o setor de serviços por meio de um estudo de caso na área de educação.

Downloads

Como Citar

Peter, M. da G. A., de Araújo, M. das G. A., Abreu, C. B., & Peter, F. A. Target Costing:um Estudo Na Área de Serviços Educacionais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2643

Edição

Seção

A Mensuração de Custos no Setor de Serviços