Análise da Cadeia de Valor e Gestão Estratégica da Logística: Fatores Críticos de Sucesso

Palavras-chave:

Supply Chain Management - SCM

Resumo

No atual ambiente empresarial caracterizado pela crescente competitividade entre as empresas, independente de sua nacionalidade, porte ou setor, a correta gestão estratégica dos custos é fator essencial para a sobrevivência das organizações, conseqüentemente, para a manutenção ou expansão de suas atividades. Inúmeras são as ferramentas de que dispõem os atuais gestores dos custos das organizações, como facilitadores na obtenção da eficiência e eficácia nessa importante missão. Dentre essas ferramentas, destacam-se duas, que serão objetos de estudos nesse trabalho: 1ª) A análise dos custos inerentes às diversas fases da cadeia produtiva na qual está inserida a organização, também conhecida como Cadeia de Valor; e 2a) A Gestão Estratégica da Logística necessária para a obtenção, transporte e estocagem das matérias-primas e produtos em elaboração, bem como a expedição dos produtos acabados para clientes dispersos geograficamente. O enfoque da Cadeia de Valor é peça importantíssima na gestão estratégica das empresas. Entende-se por Cadeia de Valor, de qualquer empresa, em qualquer setor, como sendo o conjunto de atividades criadoras de valor, desde a fonte de suprimentos de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes, até o produto final entregue aos clientes. A Logística, por sua vez, principalmente em países de grandes extensões territoriais como o Brasil, pode ser entendida como a primeira e, ao mesmo tempo, última oportunidade na árdua tarefa de redução de custos, bem como uma importante plataforma para a modernização das empresas, constituindo-se, sem dúvida, em promotora de desenvolvimento dos negócios.

Downloads

Como Citar

Análise da Cadeia de Valor e Gestão Estratégica da Logística: Fatores Críticos de Sucesso. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2646

Edição

Seção

A Mensuração de Custos nas Cadeias Produtivas