O Balanced Scorecard Como Uma Ferramenta de Gestão Estratégica: Estudo de Caso

Autores

  • Ediney Caroline da Cunha Muniz Costa
  • Luis Carlos Miranda

Palavras-chave:

Sistema da Qualidade

Resumo

O Balanced Scorecard (BSC) é uma nova ferramenta de medição de resultados e desempenho, desenvolvida por David Norton e Robert Kaplan (1997), que além de se basear em dados financeiros e não financeiros (Indicadores - 4 perspectivas), auxilia na gestão estratégica dos diversos setores de uma organização na busca do atendimento de objetivos e metas a longo prazo, além disso, o Balanced Scorecard tem se mostrado como uma ótima ferramenta de comunicação interna no que diz respeito à comunicação da estratégia, sua efetiva implantação e controle. Este trabalho ilustra o caso de uma empresa do ramo têxtil, localizada no Nordeste do brasileiro que optou por implantar a gestão estratégica baseada no Balanced Scorecard (BSC),e que vem desenvolvendo um trabalho de monitoramento e aprimoramento dos pontos chaves de desenvolvimento interno, bem como proporcionando a melhoria contínua dos seus processos. A implantação desta ferramenta ocorreu no início de 2000 e partiu do interesse da Diretoria e da área de Gestão em monitorar os fatores críticos de sucesso da empresa em particular àqueles que influenciavam na qualidade do produto. O artigo descreve como o BSC está estruturado nesta empresa, como ele interage com outras ferramentas de gestão interna e como se apresenta seu desempenho na condução dos objetivos estratégicos e no aprendizado organizacional.

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Como Citar

Costa, E. C. da C. M., & Miranda, L. C. O Balanced Scorecard Como Uma Ferramenta de Gestão Estratégica: Estudo de Caso. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2666

Edição

Seção

Gestão de Custos e Sistemas de Informação