O Novo Perfil do Profissional de Contabilidade Frente As Inovações da Tecnologia de Informação (ti) Como Em Casos de Implantação de Sistemas Integrados de Gestão.

Autores

  • Leonardo Nunes Ferreira
  • Álvaro Pedro Janikian
  • Adolfo Alberto Vanti
  • Camila Ferro

Palavras-chave:

Segregação de Funções

Resumo

O presente artigo analisa, por meio de um estudo teórico, a atuação do profissional de contabilidade frente às inovações tecnológicas, principalmente com relação a implantações de Sistemas Integrados de Gestão. Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão da cultura organizacional. Percebe-se que ocorrem muitos problemas na implantação de Sistemas Integrados de Gestão e, com a tendência de integrá-los a Web ainda maior será a demanda de participação de profissionais com uma visão holística da gestão. A questão problema está relacionada com a forma mais participativa e de entendimento funcional quando da implantação de sistemas integrados de gestão. Neste sentido, o artigo apresenta diversos tipos de limitações nesta modalidade de implantação e desenvolve um pensamento de reconhecimento do papel do profissional de contabilidade como fator fundamental na gestão deste tipo de mudança organizacional. Por último, os autores analisam aspectos de segregação de funções e de entendimento da cultura organizacional considerando as novas habilidades exigidas para tal.

Downloads

Como Citar

Ferreira, L. N., Janikian, Álvaro P., Vanti, A. A., & Ferro, C. O Novo Perfil do Profissional de Contabilidade Frente As Inovações da Tecnologia de Informação (ti) Como Em Casos de Implantação de Sistemas Integrados de Gestão. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2668

Edição

Seção

Gestão de Custos e Sistemas de Informação