A Contabilidade Gerencial e o Processo Decisório: Caracterização das Organizações Sem Fins Lucrativos da Cidade de Viçosa-MG.

Autores

  • Thiago de Melo Teixeira Costa
  • Camila Costa Vitarelli
  • Luiz Antônio Abrantes
  • Jaílson de Oliveira Arieira
  • Rodrigo Gava

Palavras-chave:

Contabilidade Gerencial

Resumo

A continuidade do dinamismo organizacional está condicionada à geração de recursos financeiros suficiente para assegurar a reposição dos ativos consumidos no processo de realização das atividades. Este fato é também primordial quando se trata das entidades inseridas no Terceiro Setor, tendo em vista que é notória a sua representatividade no cenário nacional e mundial. A dedicação às atividades das entidades sem fins lucrativos configura-se mediante a execução direta de projetos, programas, planos de ações correlatas, por meio da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou ainda pela prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuem em áreas afins, portanto, as normas para prestações de contas destas entidades se baseiam na observância dos princípios fundamentais de contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade. Assim, buscou-se traçar o perfil das entidades filantrópicas da cidade de Viçosa em relação ao uso de instrumentos contábeis para o controle da atividade, para o planejamento e processo decisório, bem como na divulgação dos resultados econômicos e sociais alcançados. Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo em vista as características peculiares inerentes às entidades vinculadas ao terceiro setor, principalmente em se tratando dos aspectos contábeis financeiros e legais, projeta-se um cenário, em médio prazo, ainda precário para a administração e crescimento destas entidades na cidade de Viçosa.

Downloads

Como Citar

Costa, T. de M. T., Vitarelli, C. C., Abrantes, L. A., Arieira, J. de O., & Gava, R. A Contabilidade Gerencial e o Processo Decisório: Caracterização das Organizações Sem Fins Lucrativos da Cidade de Viçosa-MG. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2678

Edição

Seção

Seção de Estudantes