Ação Social das Empresas:uma Discussão Sobre o Impacto dos Custos das Ações Sociais Nos Resultados

Autores

  • Lucas Brisola Duarte Fogaça
  • Eliza Fazan

Palavras-chave:

custos e despesas

Resumo

Atualmente as empresas estão praticando alguma forma de ação social, que é o conjunto de atitudes para a melhoria de suas relações internas e externas. Para isso estão incorrendo em custos e despesas que devem ser gerenciados para que não comprometa a sua continuidade. As empresas devem ter alguma forma de ação social para não ficarem à margem da sociedade, que cada vez mais cobra delas que devolva uma parte do que tirou: recursos naturais e humanos. A consciência da ação social no Brasil pode ser verificada já a partir da década de 40. No início as ações sociais eram feitas de forma individualizada ou no máximo por associações de empresas. A iniciativa privada amadureceu as idéias e ideais de ação social e muitas empresas criaram fundações ou institutos. Atualmente a atuação das empresas se processa através de parceria com ONG´s, ações diretas, doações, criação de empregos, códigos de ética, respeito ao consumidor, ajuda à comunidade a sua volta, conscientização da população e de outras empresas nas questões sociais e ambientais. Como as empresas não são entidades filantrópicas, não podem fazer ação social apenas por dever de consciência e ficar pedindo ajuda a outros. Não faz sentido uma empresa direcionar valores às ações sociais e comprometer sua continuidade. Da mesma forma, ficará estéril a empresa que só visar lucros e não se importar com a comunidade à sua volta. Por isso, as ações sociais das empresas devem ser segregadas, mensuradas e gerenciadas através de técnicas contábeis e indicadores existentes.

Downloads

Como Citar

Fogaça, L. B. D., & Fazan, E. Ação Social das Empresas:uma Discussão Sobre o Impacto dos Custos das Ações Sociais Nos Resultados. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2682

Edição

Seção

Seção de Estudantes