Proposta de um modelo de simulação para análise da viabilidade de investimentos no sistema de franchising

Autores

  • Luis RICARDO RODRIGUES UFU
  • Graciela Dias Coelho Jones UFU

Palavras-chave:

Franchising

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo proposto para simulações, elaborado para suportar a análise da viabilidade de investimento para potenciais franqueados, no sistema de franchising do setor de acessórios pessoais. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para fins de desenvolvimento e aplicação do modelo, foi estudada uma franquia do setor de acessórios pessoais, em plena atividade, com faturamento em torno de R$ 300 milhões em 2010, com mais de 400 pontos de vendas. Especificamente o estudo focou uma franquia do tipo “quiosque”, instalado em um Shopping Center de uma cidade de porte médio do Brasil. Este trabalho apresentou a criação de um website, cujas telas são apresentadas no decorrer de seu desenvolvimento. Tal website foi desenvolvido em uma plataforma gratuita, pode ser acessado por qualquer usuário que tenha em seu alcance o acesso à internet, tendo sido testado nos navegadores Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome. Sua apresentação está em língua portuguesa e sua navegabilidade é bastante simples. O website disponibiliza, como elemento principal, o modelo para simulações de investimento em franquia, disponível para download e requer, para ser executado, o programa Excel da Microsoft®. Os resultados mostraram a complexidade em se criar um modelo para simulações. Ressalta-se ainda que quaisquer propostas de investimentos de recursos devem ser acompanhadas de planejamento e controle, para garantir retorno satisfatório.

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Como Citar

RODRIGUES, L. R., & Jones, G. D. C. Proposta de um modelo de simulação para análise da viabilidade de investimentos no sistema de franchising. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/272

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões