Metodologia Para Análise de Viabilidade do Cultivo de Pínus (pinus Taeda) o Caso do Pequeno Proprietário Rural da Região de Caçador - Sc.

Autores

  • Alceu Souza
  • Carlos Leomar Kreuz

Palavras-chave:

Decisões de investimentos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para a análise da viabilidade da exploração de Pinus taeda por pequenos produtores rurais da região de Caçador - SC. A hipótese básica é a de que a terra não tenha outro uso a não ser o plantio de pínus. Nesse caso, o proprietário rural deve escolher entre explorar, ele próprio, a terra ou arrendá-la para terceiros. A metodologia proposta consiste de um conjunto de indicadores de rentabilidade e de risco obtidos do fluxo de caixa representativo do projeto. Esses indicadores permitem a formação de um juízo de valor sobre as expectativas de retorno e de risco do empreendimento. A nítida separação entre custos imputados à atividade e desembolsos é crucial para que os indicadores não resultem distorcidos. Essa metodologia foi aplicada sobre os resultados esperados da cultura de Pinus taeda, de origem clonal (mudas produzidas com sementes PCS - Pomar Clonal de Sementes) que é a principal espécie em uso na região.

Downloads

Como Citar

Souza, A., & Kreuz, C. L. Metodologia Para Análise de Viabilidade do Cultivo de Pínus (pinus Taeda) o Caso do Pequeno Proprietário Rural da Região de Caçador - Sc. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2720

Edição

Seção

Os Custos e a Tomada de Decisões