A Relação Entre o Custeio do Ciclo de Vida do Produto e a Obtenção de Vantagem Competitiva Sustentável:uma Abordagem da Gestão Estratégica de Custos

Autores

  • José Maria Dias Filho
  • Masayuki Nakagawa
  • Welington Rocha

Palavras-chave:

Custos do Ciclo de Vida e Vantagem Competitiva

Resumo

O presente trabalho demonstra que a criação de vantagem competitiva sustentável baseada em custo depende de decisões que considerem não apenas o preço de determinado produto, mas também os demais custos incorridos durante o seu ciclo de vida. Parte-se do pressuposto de que, racionalmente, os consumidores tendem a escolher produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades ao menor custo total, onde se incluem, além do preço de compra, gastos incorridos com transporte, instalação, operação, manutenção, descarte etc. Por isso, recomenda-se que as empresas utilizem o conceito de Custo do Ciclo de Vida do Produto para identificar e eleger alternativas de decisão que contribuam para otimizar o custo total do consumidor, a certo nível de serviços. Do ponto de vista estratégico, é necessário considerar que a tentativa de reduzir custos de certas atividades, isoladamente, pode provocar custos totais mais elevados e, assim, prejudicar a competitividade da empresa. Com o apoio de técnicas como o custeio baseado em atividades, análise de valor e engenharia reversa, os gestores podem identificar oportunidades de redução do custo total do consumidor, reconfigurando o projeto do produto, alterando processos de produção e distribuição, desenvolvendo alianças estratégicas na cadeia de valor etc.

Downloads

Como Citar

Filho, J. M. D., Nakagawa, M., & Rocha, W. A Relação Entre o Custeio do Ciclo de Vida do Produto e a Obtenção de Vantagem Competitiva Sustentável:uma Abordagem da Gestão Estratégica de Custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2761

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos