Análise da Gestão Estratégica e Operacional: Um Estudo de Caso Na Empresa de Transporte Intermunicipal de Passageiros Expresso Massayo Ltda.

Autores

  • Almir Nóbrega da Silva

Palavras-chave:

Controle

Resumo

A presente contribuição estudou as ações empreendidas na empresa Expresso Massayo Ltda quando da elaboração dos seus planejamentos estratégico e operacional e dos respectivos controles, estão em consonância com a fundamentação teórica apresentada. A metodologia empregada enquadra-se no tipo de estudos de campo de natureza exploratória, utilizando-se o método estudo de caso, por possibilitar uma maior riqueza de detalhes adquiridos através de conversas com empregados, entrevista com o controller da empresa e apreciação de vários documentos em visitas à empresa. Verificou-se, no geral, que a prática na Massayo segue os ensinamentos dos autores pesquisados, entretanto ela não atenta para a necessidade de formalização dos planos onde constem as ações, pessoas envolvidas, formas de avaliação e o calendário de execução, impossibilitando o controle. Todavia, ressalte-se a relevância de seu sistema de informações, que mesmo ainda em elaboração e não totalmente integrado, é a base de sustentação na formulação do seu planejamento e controle, estratégico e operacional. Finalmente, apresentam-se sugestões como utilização de métodos quantitativos, just-in-time, marketing, integração de subsistemas etc., que entende-se facilitar a consecução dos objetivos.

Downloads

Como Citar

da Silva, A. N. Análise da Gestão Estratégica e Operacional: Um Estudo de Caso Na Empresa de Transporte Intermunicipal de Passageiros Expresso Massayo Ltda. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2764

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos