Criação de Valor: a Essência dos Custos Estratégicos

Autores

  • Nilton Cano Martin
  • Reinaldo Guerreiro

Palavras-chave:

estratégias empresariais

Resumo

A gestão empresarial passou por uma grande transformação nas últimas duas décadas, provocada por imensas transformações ambientais, que tornaram o ambiente de negócios extremamente volátil e altamente competitivo. A gestão empresarial passou a ser enfaticamente estratégica, dando importância menor à esfera tática, onde a análise dos custos tinha um papel fundamental. A tecnologia de custeio passou, então, a demonstrar sinais inequívocos de obsolescência. Para adaptar essa tecnologia às mo-dernas necessidades estratégicas empresariais, não basta mais a simples mensuração do consumo dos recursos. É necessário que se verifique, concomitantemente, de que forma e quanto valor a empresa está criando para os seus participantes relevantes (stakehol-ders) mais fundamentais, aqueles que efetivamente determinam a existência e o sucesso da organização: os que investem na empresa, os proprietários/acionistas, e os que criam o mercado para seus produtos, os clientes/usuários. A nova tecnologia de custos deve incorporar a identificação e a mensuração do valor em seus trabalhos, para que possa se tornar efetivamente estratégica e recuperar sua relevância dentro da gestão empresarial.

Downloads

Como Citar

Martin, N. C., & Guerreiro, R. Criação de Valor: a Essência dos Custos Estratégicos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2768

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos