O Sistema de Custeio Baseado Em Atividades (abc) e a Gestão Por Atividades (abm) Como Instrumentos de Competitividade Na Cadeia Automotiva Brasileira - Setor de Autopeças
Palavras-chave:
AutomotivoResumo
O mercado automotivo brasileiro, que se abriu a partir do governo Collor, passou a enfrentar a nova realidade da economia mundial, a globalização. Para buscar a competitividade tão necessária a este novo ambiente, o controle dos custos indiretos (overheads) que tanto cresceram nas últimas décadas, se tornou relevante . O Custeio baseado em atividades tem sido abordado como importante instrumento de gestão destes custos. Existem vários trabalhos publicados, procurando analisar a recente situação da utilização do ABC no Brasil. A partir do trabalho de Carlos Yorghi Khoury (1997), surgiram vários trabalhos, entre outros, o de Ari Roedel e Ilse Maria Beuren apresentado no ENANPAD (2001), que procuraram estudar a utilização do ABC nas empresas de Santa Catarina. Neste trabalho, foi estudado o status da utilização do custeio baseado em atividades (ABC - Activity Based Costing ) e da gestão por atividades (ABM - Activity Based Management) nas maiores empresas de autopeças instaladas em território nacional e também nas principais montadoras. A amostra das empresas de autopeças foi escolhida de forma a permitir correlação entre o ABC - ABM e a competitividade neste setor. Foi avaliada também, a utilização de outras filosofias e tecnologias de gestão pelas empresas de autopeças, sempre procurando-se replicar com outras pesquisas no Brasil e no mundo.Downloads
Como Citar
Vieira, J. M., & Junior, A. R. O Sistema de Custeio Baseado Em Atividades (abc) e a Gestão Por Atividades (abm) Como Instrumentos de Competitividade Na Cadeia Automotiva Brasileira - Setor de Autopeças. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2779
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos