Implantação de Um Sistema de Custos Em Uma Pequena Empresa Comercial

Autores

  • Décio José Limberger
  • Zélia Maria Mirek
  • Paulo Sergio Cerett

Palavras-chave:

ponto de equilíbrio

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido em uma pequena empresa da Região das Missões, no noroeste do estado do RS, mais precisamente da cidade de Cerro Largo. O objetivo foi implantar um sistema de custos, possibilitando à empresa condições de apurar o preço de custo real de sua mercadoria. Primeiramente, efetuou-se um levantamento de todos os gastos da empresa no período compreendido entre janeiro a junho de 2001. Os gastos foram classificados nas categorias de despesas operacionais e não-operacionais, fazendo-se uso do rateio, quando necessário, para o setor analisado. Calculou-se o custo de aquisição das mercadorias com base no valor de mercado. Apurado o preço de custo e preço de venda das mercadorias, projetou-se o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição. A realização deste trabalho permite aos proprietários uma visão geral do desempenho financeira da empresa, tornando-se uma ferramenta indispensável para a tomada de decisão gerencial, uma vez que, até a realização do mesmo, a empresa não possuía dados efetivos, operando apenas com estimativas, comprovando a eficácia e a necessidade de um maior acompanhamento por um profissional da área.

Downloads

Como Citar

Limberger, D. J., Mirek, Z. M., & Cerett, P. S. Implantação de Um Sistema de Custos Em Uma Pequena Empresa Comercial. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2793

Edição

Seção

A Mensuração de Custos para Micro, Pequenas e Médias Empresas