O Uso do Abc Como Ferramenta Gerencial:uma Experiência Em Empresa de Pequeno Porte
Palavras-chave:
ABCResumo
O Sistema ABC (Activity-Based Costing - Custeio Baseado em Atividades) pode auxiliar organizações a realizar melhor gerenciamento. O sistema permite identificar relações de causa-efeito e assim oferece uma visão mais clara dos custos. Em geral a literatura sobre o ABC aborda grandes organizações e os métodos recomendados são apropriados estas; o processo de implementação é caro, longo e complexo. Há necessidade de desenvolver metodologias para implementar e operar sistemas ABC em médias e pequenas empresas (EPP). Neste artigo é apresentado o uso do ABC por uma organização de pequeno porte. A organização migrou de um sistema de custeio tradicional (absorção integral) para um sistema ABC. Em decorrência, conseguiu melhor entender e gerenciar seus custos. Os principais resultados foram: redução de 70% no custo de entregas e melhores decisões gerenciais e estratégicas.Downloads
Como Citar
Diehl, C. A. O Uso do Abc Como Ferramenta Gerencial:uma Experiência Em Empresa de Pequeno Porte. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2794
Edição
Seção
A Mensuração de Custos para Micro, Pequenas e Médias Empresas