Preço de Transferência Baseado No Custo de Oportunidade: Uma Aplicação Nas Redes de Varejo Brasileiras
Palavras-chave:
preço de transferênciaResumo
Inseridas num ambiente econômico onde ineficiências têm que ser eliminadas, as organizações encontram-se num processo contínuo de aperfeiçoamento de seus sistemas de suporte a decisão, procurando gerar informações que efetivamente auxiliem os gestores na tomada de decisões e levem à otimização do resultado da empresa. O resultado da empresa é fruto dos valores agregados em cada atividade realizada ao longo da sua cadeia produtiva, devendo o sistema de informações organizacional evidenciar a contribuição de cada elo da cadeia de valores para a formação do resultado global da entidade. O valor agregado de uma atividade é entendido como a diferença entre o valor econômico de produtos/serviços gerados e o valor econômico dos recursos consumidos. Considerando-se que muitas atividades da organização voltam-se para o atendimento de necessidades internas, é comum produtos/serviços gerados por uma atividade constituírem-se em recursos para outras. Surge então o grande problema: que parâmetro adotar na determinação dos preços de bens e serviços transacionados internamente? O Modelo de Gestão Econômica - GECON adota o conceito de custo de oportunidade, uma idéia ainda relativamente nova, mas que já vem sendo adotada com sucesso em algumas organizações. Neste trabalho, discute-se a proposta do GECON, demonstrando-se a sua aplicabilidade no ambiente das redes de varejo brasileiras e destacando os benefícios que a sua utilização pode proporcionar em termos das informações geradas.Downloads
Como Citar
Ponte, V. M. R. Preço de Transferência Baseado No Custo de Oportunidade: Uma Aplicação Nas Redes de Varejo Brasileiras. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2803
Edição
Seção
Gestão Econômica (GECON)