Uma Abordagem Exploratória Sobre o Perfil dos Órgãos de Controle de Gestão Em Empresas Brasileiras Concessionárias de Energia Elétrica.

Autores

  • Juliana Matos De Meira
  • José Elmano tavares Lins
  • Atelmo Ferreira de Oliveira
  • Ridalvo Medeiro Alves de Oliveira
  • Marco Túlio de Castro Vasconcelos

Palavras-chave:

pesquisa empírica e setor elétrico

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo exploratório realizado em empresas concessionárias de energia elétrica do Brasil, o qual foi realizado com o intuito de perceber o perfil da Controladoria, ou órgão de controle de gestão, nessas empresas. Para isso, o trabalho expõe as bases teóricas sobre a controladoria, aborda seus conceitos e funções, discute o seu papel no processo de gestão e o organograma, e das empresas e apresenta a informação como sua principal ferramenta de trabalho. Em seguida, são apresentados os resultados obtidos na pesquisa com os devidos comentários. Por fim, conclui-se que a Controladoria, ou órgão de controle de gestão, das empresas do setor elétrico brasileiro aparentam estar participando ativamente na gestão dessas empresas, fornecendo informações para as tomadas de decisões, embora ainda não estejam totalmente no perfil sugerido pelas bases teóricas.

Downloads

Como Citar

De Meira, J. M., Lins, J. E. tavares, de Oliveira, A. F., de Oliveira, R. M. A., & Vasconcelos, M. T. de C. Uma Abordagem Exploratória Sobre o Perfil dos Órgãos de Controle de Gestão Em Empresas Brasileiras Concessionárias de Energia Elétrica. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2807

Edição

Seção

Gestão Econômica (GECON)