Um estudo comparativo dos elementos que interferem na composição do preço ao consumidor final do papel comum e reciclado.

Autores

  • Greyciane Passos dos Santos UFC/ESTACIO-FIC
  • Dulcileide Farreira Alves FATE
  • Maria Odarlene Rodrigues Barreto FATE
  • Rosângela Venâncio Nunes FIC/UFC/FATE

Palavras-chave:

Papel Reciclado

Resumo

Vários encontros internacionais já foram realizados no sentido de buscar soluções para os problemas da emissão de gazes, aquecimento global. Sabe-se que para a produção de papel pelas indústrias tem um impacto ambiental referente a extração da madeira, e mesmo reciclando a o papel após seu consumo. Diante do contexto este trabalho tem por objetivo geral examinar, compreender, analisar e comparar os custos na cadeia do papel comum e do papel reciclado, o preço de venda do papel comum e do reciclado e também analisar as implementações de isenção para estimular o consumo através da minimização dos custos do preço final do papel reciclado tornando-o mais competitivo no mercado, visando diminuir os impactos ambientais advindos da produção extensiva de papel comum. E com objetivos específicos: realizar uma revisão bibliográfica nos principais autores sobre custos e a formação dos preços, para poder compreender os elementos que compõem custos que contribuem para a formação de preço de venda dos papeis comum e reciclado; observar a relevância dos custos tributários na composição do preço de venda e quais as propostas existentes no Congresso Nacional para estimular a produção, comercialização e consumo de papel reciclado em detrimento do papel comum, descrever de forma comparativa os resultados observados verificando elementos que interferem na composição do preço e como este influência na decisão de compra do consumidor final. A pesquisa quanto a sua abordagem foi quali-quantitativa, que demonstra que com a proposta de lei o preço do papel reciclado diminui, incentivando assim seu consumo pela sociedade.

Downloads

Como Citar

dos Santos, G. P., Alves, D. F., Barreto, M. O. R., & Nunes, R. V. Um estudo comparativo dos elementos que interferem na composição do preço ao consumidor final do papel comum e reciclado. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/282

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões