A GESTÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE OTIMIZANDO O PROCESSO DE GARANTIA DA QUALIDADE

José Ricardo Corrêa Maia., Marcelo do Nascimento., Karin Elisabeth Kielwagen., Fabiana Agapito Costa.

Resumo


Este artigo estuda a forma de medição de custo da qualidade, direcionados para o gerenciamento da melhoria contínua. Baseando-se em indicadores de qualidade, o sistema de custo da qualidade pode identificar as melhores oportunidades para se investir em atividades de prevenção e responder como as atividades da qualidade consomem recursos da empresa. Como objetivos específicos pretendeu-se: - Caracterizar a perda provocada pelos custos da má qualidade; - Quantificar a perda ocasionada pelos custos da má qualidade; - Localizar as causas destes custos; - Demonstrar a redução dos Custos das Falhas após a Implantação do Processo de Garantia da Qualidade; Neste artigo serão apresentados os conceitos de: - Garantia da Qualidade, Processo de Inspeção, Tipos de Inspeção, Planos de Testes e Teste Automatizados. Também serão apresentados: - Como a Implementação de Indicadores aprimorou o Monitoramento do Processo; - Como a utilização de várias baterias de Testes resultaram num maior rigor dos próprios programadores (Transição de Controle para Garantia); - Como os Testes Automatizados minimizaram a inserção de novos problemas nas mudanças de programas efetuadas; - Como a Implantação da Apuração do Custo da Qualidade mensura os Benefícios da implantação do processo de garantia de qualidade e identifica os Custos, indicando quais os processos ainda devem ser aprimorados. Acreditamos que medição é a primeira etapa que leva ao controle, eventualmente a melhoria. Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não o controla, se você não o controla você não consegue aperfeiçoá-lo.

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ISSN 2358-856X

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