CUSTOS DA QUALIDADE PERCEBIDA

Autores

  • Renilda de Almeida Moura
  • Edinicio de Oliveira Lima
  • Theocrito Pereira Cheibub

Resumo

O ponto de partida do presente estudo é a descrição da evolução histórica do conceito de qualidade no contexto empresarial. O texto prossegue traçando uma linha conceitual, paralela, sobre a mensuração e apuração de custos, criando, assim, pano de fundo para uma reflexão sobre os aspectos da qualidade que transcendem a clássica visão tecnicista da conformidade. Este artigo, em alguns sentidos, produz, sob a perspectiva do criação de valor, uma extensão dos debates sobre a qualidade e os custos envolvidos. E isso significa que procurou posicionar a qualidade na empresa como um padrão de entrega de valor superior ao cliente. O foco do texto, portanto, está centrado na orientação das medidas da qualidade para o valor percebido pelos clientes o que é fundamental para direcionar cada parte da empresa para o conhecimento que estas medidas criam. Ao examinar o problema da qualidade sob o aspecto da mensuração, estacamos as dificuldades na aplicação de um sistema de custo da qualidade em decorrência da intangibilidade dos fatores envolvidos.

Downloads

Como Citar

Moura, R. de A., Lima, E. de O., & Cheibub, T. P. CUSTOS DA QUALIDADE PERCEBIDA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2830

Edição

Seção

Os Custos da Qualidade