Um estudo de caso sobre custos e formação do preço de venda.
Palavras-chave:
tomada de decisãoResumo
Considerando a concorrência existente no meio empresarial e a importância que os preços assumem como fator de competitividade, o presente trabalho versa sobre a formação de preço de venda e a importância que a análise dos custos assume nesse processo. A presente pesquisa foi norteada por um estudo de caso e teve como unidade empírica de análise um laticínios. Reconhecendo a complexidade envolvida no processo de precificação e tendo ciência da importância de uma precificação correta, o presente estudo teve como objetivo principal verificar como o Laticínios em questão utiliza a análise de custos no processo de fixação do preço de venda dos seus produtos. No presente trabalho foi realizada uma pesquisa exclusivamente qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista semi- estruturada, análise documental e pesquisa bibliográfica. Após as análises dos dados verificou-se que empresa em questão tem considerável preocupação com a formação dos preços dos seus produtos, entretanto não faz a correta classificação dos custos e despesas incorridas no momento de realizar esse procedimento. Também foi verificado que a mesma não utiliza nenhum método de custeio especifico e por isso foi sugerido à adoção de um método de custeio que auxilie na tomada de decisões relacionadas à formação de preços.Downloads
Como Citar
da Silva, Última C., Gomide, T. R., Rodrigues, I. D. S., & Alves, S. F. Um estudo de caso sobre custos e formação do preço de venda. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/284
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões