PORTE DA ESCOLA, ESTRUTURA DE CUSTOS E DESEMPENHO ESCOLAR

Autores

  • José Newton Cabral Carpintéro
  • Miguel Juan Bacic

Resumo

O artigo discute basicamente duas questões: a primeira trata da possibilidade de otimizar o custo por aluno a partir do aproveitamento de eventuais economias de escala, ou seja, há diminuição do custo por aluno na medida em que aumenta o porte da unidade escolar? A outra questão formulada simultaneamente à discussão sobre o porte de UE que possibilita menor custo é sobre a eficácia da ação educacional. Entendendo a eficácia como representativa do bom desempenho escolar pode ser formulada a seguinte questão: quais fatores (dentro daqueles que fazem parte do universo econômico do custo) têm impacto no desempenho escolar? Neste aspecto algumas questões-chave são: há relação entre desempenho e tamanho da turma, há relação entre desempenho e salário do professor? A resposta às duas questões pode contribuir para a melhoria da eficiência e da eficácia da gestão escolar. O presente artigo mostra algumas indicações que, mesmo sendo de caráter preliminar, aportam informações que podem contribuir com a descoberta da resposta a partir dos resultados de uma pesquisa de campo realizada em 103 unidades escolares (UEs) do ensino fundamental (1a. a 8ª Série) de diferentes regiões do Brasil.

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Como Citar

Carpintéro, J. N. C., & Bacic, M. J. PORTE DA ESCOLA, ESTRUTURA DE CUSTOS E DESEMPENHO ESCOLAR. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2847

Edição

Seção

Os Custos na área de Educação