GERENCIAMENTO MATRICIAL ORÇAMENTÁRIO COMO MODELO DE APOIO PARA MUDANÇAS DE DIRETRIZES EM EMPRESAS GLOBALIZADAS: CASO VARIG S.A.

Autores

  • José Eduardo Rocha
  • Cláudio Maciel

Resumo

A necessidade crescente de uma cultura que permita antecipar os problemas no gerenciamento dos custos nos faz refletir sobre as maneiras como as empresas vêem e gerenciam as suas atividades diárias. É comum a existência de uma lacuna entre as necessidades de controle das ações diárias e as ferramentas e metodologias existentes hoje no mercado. Muito disto, se deve ao paradoxo do desconhecimento das conseqüências dessas ações diárias sobre os custos; ou ainda, dos custos como conseqüência destas mesmas ações. Filtramos na história a limitação tecnológica e a crescente necessidade priorizada de gerar receita, vendando as empresas ao fato da importância de serem cada vez mais eficazes no tratamento dos custos. Segundo Porter, é preciso criar vantagem sobre nossos concorrentes em vetores chave de cada negócio e um destes vetores é o custo. Conhecer e buscar o equilíbrio dos vetores custo-receita é o principal desafio de qualquer unidade gerencial, pois sabemos que o tão almejado lucro é a única forma de sobrevivência e que os resultados positivos não acontecem por acaso. É preciso trabalhar com metas cada vez mais arrojadas, processos bem desenhados e principalmente, comprometimento de todos. É preciso método. Apresentamos, a seguir, a forma pela qual a VARIG S.A., mais especificamente a Vice Presidência Comercial vem resolvendo seus problemas de Gestão Orçamentária.

Downloads

Como Citar

Rocha, J. E., & Maciel, C. GERENCIAMENTO MATRICIAL ORÇAMENTÁRIO COMO MODELO DE APOIO PARA MUDANÇAS DE DIRETRIZES EM EMPRESAS GLOBALIZADAS: CASO VARIG S.A. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2857

Edição

Seção

Seção de Estudantes