A DEMONSTRAÇÃO DE VALOR ADICIONADO COMO ALTERNATIVA DE MEDIÇÃO DO DESEMPENHO GERENCIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DEMONSTRAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

Autores

  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia
  • Luiz Carlos Miranda
  • Érica Xavier de Souza
  • Ana Paula Ferreira da Silva
  • Walter de Jesus Oliveira Ramos

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo da Demonstração de Valor Adicionado (DVA) apresentada por empresas brasileiras com DVAs apresentadas por empresas de outros países. O artigo propõe a apresentar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) como uma ferramenta de medição do desempenho gerencial, através do estudo de suas informações, financeiras econômicas e sociais. O trabalho conceitua valor adicionado, o objetivo da Demonstração do Valor Adicionado e decorre sobre as partes que a compõe. Escolheu-se como base de comparação o modelo proposto pela FIPECAFI/USP, e a partir dele, foram feitas as análises comparativas entre demonstrações nacionais e intern acionais. Conclui-se o estudo ressaltando-se a importância da DVA como um forte instrumento de avaliação de desempenho. Contudo, a falta de uma padronização na apresentação das informações leva a uma queda de qualidade na análise dos dados, pois esta fica inviabilizada pela falta de parâmetros de comparação.

Downloads

Como Citar

Lagioia, U. C. T., Miranda, L. C., de Souza, Érica X., da Silva, A. P. F., & Ramos, W. de J. O. A DEMONSTRAÇÃO DE VALOR ADICIONADO COMO ALTERNATIVA DE MEDIÇÃO DO DESEMPENHO GERENCIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DEMONSTRAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2900

Edição

Seção

A Medição de Desempenho Gerencial