A MENSURAÇÃO DO ATIVO INTANGÍVEL RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Autores

  • Irineu Afonso Frey

Resumo

A avaliação dos ativos intangíveis de uma empresa constitui-se numa tarefa difícil devido a influência de variáveis não diretamente mensuráveis como ocorre com a responsabilidade social, que está ocupando cada vez mais espaço no meio empresarial. A falta de mecanismos para a mensuração dos resultados das aplicações de recursos em ações sociais tem gerado uma inquietação no meio empresarial. A exemplo do Capital Intelectual, a responsabilidade passa a fazer parte do contexto empresarial, constituindo-se num diferencial, portanto havendo uma preocupação em se ter conhecimento da representatividade da prática da responsabilidade no valor que a sociedade, principalmente a empresarial, atribui as empresas socialmente responsáveis. O valor não deve ser mensurado pelos recursos despendidos e, sim, ser avaliado pelos benefícios presentes e futuros que a prática da responsabilidade traz para a sociedade, uma vez que há um grande distanciamento entre os custos e o valor econômico deste bem intangível. A evidenciação do valor econômico agregado à empresa é dificultada por não ser um valor objetivo; apesar de seu valor inegável, o mesmo é ignorado nas Demonstrações Contábeis, sendo os seus custos lançados em contas de resultado, reduzindo assim o valor do Patrimônio Líquido, quando na verdade houve um acréscimo do ponto de vista econômico. O crescimento da importância dos ativos intangíveis faz com que a contabilidade tradicional comece a se preocupar, efetivamente, com os gastos que formam os ativos intangíveis.

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Como Citar

Frey, I. A. A MENSURAÇÃO DO ATIVO INTANGÍVEL RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2902

Edição

Seção

A Medição de Desempenho Gerencial