Análise da eficiência dos recursos públicos direcionados à educação: estudo nos municípios do Estado do Paraná
Palavras-chave:
EducaçãoResumo
Este estudo objetiva analisar a eficiência dos recursos públicos direcionados à educação nos municípios do Estado do Paraná. Para isso realizou-se pesquisa descritiva, conduzida por meio de análise documental e abordagem quantitativa dos dados, com consulta ao banco de dados Finanças Brasil (Finbra) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O universo da pesquisa corresponde aos 399 municípios paranaenses, excluídos aqueles que não possuíam todas as informações propostas para o estudo, resultando em uma amostra de 367 municípios. Para a análise da eficiência, foi utilizado o software Data Envelopment Analysis (DEA) com base em dois modelos distintos: Charnes, Cooper e Rhodes (1978) e Banker, Cooper e Charnes (1984). Os resultados apontam que 27,25% das cidades do Estado do Paraná eram eficientes em seus gastos com educação quando comparadas com as demais cidades do mesmo Estado. Do ponto de vista da eficiência dos gastos com educação viu-se que dentre os 15 melhores municípios, Colombo ocupa a primeira posição, com 23.335 matrículas, 930 docentes e 122 escolas. Observou-se que os municípios mais eficientes são aqueles que possuem menos de 30 mil habitantes. Verificou-se também que dentre os 15 municípios menos eficientes do Paraná encontram-se Curitiba e Londrina − maiores cidades do Estado. Concluiu-se que no que concerne aos recursos públicos direcionados à educação, os menores municípios paranaenses tendem a possuir uma gestão mais eficiente.Downloads
Como Citar
Macêdo, F. F. R. R., Kloeppel, N. R., Junior, M. M. R., & Scarpin, J. E. Análise da eficiência dos recursos públicos direcionados à educação: estudo nos municípios do Estado do Paraná. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/298
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor público