Análise de Custos de Concorrentes - Proposta de um Modelo de Relatório para Análise de Posicionamento Estratégico
Resumo
O presente estudo propõe um modelo de relatório para análise de posicionamento estratégico das empresas, considerando-se a análise de custos dos seus principais concorrentes. Dada a relevância das informações sobre concorrentes para as empresas, abordou-se o tema em quatro partes. A primeira, onde se trata do processo de gestão estratégica. A segunda, em que se verifica a relevância do sistema de informação para a gestão estratégica. A terceira, onde se analisa a importância do sistema de informação sobre concorrentes para a manutenção da vantagem competitiva das empresas; as principais características do sistema; a dificuldade na obtenção de informação sobre concorrentes, destacando-se as questões ética e legal; as principais fontes de informações sobre concorrentes, as funções e etapas do sistema e os principais tipos de informações a serem fornecidas pelo sistema. Concluindo, a quarta parte apresenta a proposta do modelo de relatório para análise de concorrentes a ser gerado pelo sistema de informações de concorrentes para auxiliar os gestores na escolha da melhor alternativa que permita a empresa manter um ótimo posicionamento estratégico com relação aos custos dos seus concorrentes.Downloads
Como Citar
Rocha, W., Carneiro, C. M. B., & Araujo, O. C. Análise de Custos de Concorrentes - Proposta de um Modelo de Relatório para Análise de Posicionamento Estratégico. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2985
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos