Análise do Desempenho dos Custos de Produção de uma Empresa Manufatureira (com Fábrica em Diversos Países) num Mercado Globalizado

Autores

  • Marta Destro
  • Rubens Famá

Resumo

Este trabalho procura demonstrar a importância da análise de custos, do ponto de vista de agregação estratégica de valor para companhias multinacionais, de forma que estas possam trocar experiências e obter vantagens nas decisões através desta análise. Está estruturado em quatro partes: Introdução, Fundamentação Teórica, Desenvolvimento da Pesquisa e Considerações Finais. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a metodologia de natureza empírica do estudo de caso. A fundamentação teórica fornece alguns conceitos relevantes de custos e unidades estratégicas de negócio, os quais foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa foi realizada em uma Cia multinacional de origem européia, utilizando-se os dados de uma de suas Unidades Estratégicas de Negócio. Foram analisados os custos de produção de 2 produtos, denominados de A e B, sendo que o produto A é fabricado no Brasil, Alemanha e EUA e o produto B é fabricado no Brasil, França e Espanha. O objetivo desta análise é evidenciar os possíveis determinantes estruturais da cadeia de valor que afetam diferentemente a agregação de valor aos produtos. Este artigo é encerrado com algumas considerações referentes a importância da análise estratégica de custos entre plantas de uma mesma Unidade Estratégica de Negócio para a tomada de decisão.

Downloads

Como Citar

Destro, M., & Famá, R. Análise do Desempenho dos Custos de Produção de uma Empresa Manufatureira (com Fábrica em Diversos Países) num Mercado Globalizado. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2986

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos