Target Costing: Abordagem Conceitual e Histórica
Resumo
Será enfocado neste trabalho o target costing, que pode ser definido como sendo um modelo de gerenciamento de lucros e custos, desenvolvido principalmente para novos produtos (ou que sofram alterações no seu projeto) visando trazê-los para uma situação de mercado, tendo um preço competitivo, proporcionando um retorno do investimento durante todo o seu ciclo de vida a um custo aceitável, determinado pelo seu preço de venda. Possui três objetivos básicos: otimização do custo total do produto sem fazê-lo perder, contudo, seu padrão de qualidade; alcançar o lucro-alvo esperado, tornando a obtenção do custo-alvo uma atividade de administração do lucro por toda empresa; e planejar estrategicamente os lucros e custos, formulando planos estratégicos com a integração de todos os setores da empresa. Este sistema foi criado no Japão, na década de 60, tendo se popularizado no ocidente anos mais tarde, na década de 80, com a tradução de obras de autores japoneses, principalmente por alemães e norte-americanos. Possui quatro características: custo determinado pelo mercado, ser voltado para o projeto, integrar a empresa como um todo, planejar os lucros e custos para o longo prazo. Sua fundamentação teórica é baseada em seis princípios: custo guiado pelo preço, ou seja, o custo é dado pelo preço de mercado e não o contrário; enfoque no consumidor; enfoque no projeto, onde diz que os custos devem ser otimizados antes da sua entrada no processo produtivo; envolvimento da empresa como um todo; orientação para o custo do ciclo de vida, considerando como custo não apenas a aquisição, mas sim o custo total de uso e propriedade; e o envolvimento da cadeia de valor.Downloads
Como Citar
Scarpin, J. E., & Rocha, W. Target Costing: Abordagem Conceitual e Histórica. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2989
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos