A Aplicação do Método do Custo Anual Uniforme Equivalente para o Cálculo da Depreciação, Associado ao Direcionador de Custo Tempo.

Autores

  • Patrícia Vieira Wagner
  • Verônica de Miglio Moura
  • Ilse Maria Beuren

Resumo

A apropriação dos custos indiretos de produção apresentam-se, no contexto econômico de hoje, como uma preocupação na busca de um diferencial competitivo, em relação ao custo, preço e qualidade do produto. O sistema de custeio baseado em atividades surgiu na tentativa de amenizar as dificuldades quanto a melhor alocação destes custos. A questão que se apresenta neste artigo consiste na forma de cálculo do custo das máquinas utilizadas na produção, em especial a depreciação e a manutenção, enquanto componente significativo dos custos indiretos de fabricação da empresa, com o uso de uma ferramenta matemática/financeira. Por meio de um caso hipotético evidencia-se a aplicação do método do custo anual uniforme equivalente para o cálculo da depreciação de máquinas e equipamentos, associado ao direcionador de custo tempo, que é preconizado no sistema ABC para fins de sua alocação às atividades e destas aos produtos.

Downloads

Como Citar

Wagner, P. V., Moura, V. de M., & Beuren, I. M. A Aplicação do Método do Custo Anual Uniforme Equivalente para o Cálculo da Depreciação, Associado ao Direcionador de Custo Tempo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2990

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos