Capital Intelectual: O Intangível Do Século XXI

Autores

  • Cristina Gonçalves Góis

Resumo

A era do conhecimento veio substituir a sociedade baseada na informação. Esta comunicação analisa um novo activo intangível, que espelha essa alteração o capital intelectual. Este conceito surgiu da necessidade de evidenciar um valor da empresa que não estava mensurado nas demonstrações financeiras tradicionais mas que era tomado em consideração pelos investidores no momento de efectuarem os seus investimentos. Na nova era, as empresas necessitam de gerir este novo activo de modo a maximizarem o seu valor. O conceito de capital intelectual é cada vez mais aplicado. Dado que a sua utilização comporta acepções por vezes distintas, vamos definir o conceito, de modo a podermos delimitar o âmbito da sua utilização. São apresentadas as diversas formas de identificar e classificar o capital intelectual. Em virtude da importância fulcral deste activo para a realização dos objectivos estratégicos das empresas, são apresentados os mais representativos métodos de mensuração, relato e gestão do capital intelectual. São assim apresentadas as diferentes abordagens do capital intelectual, colocando em ênfase distintas perspectivas.

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Como Citar

Góis, C. G. Capital Intelectual: O Intangível Do Século XXI. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2993

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos