Modelo de Avaliação e Medição das Atividades dos Hotéis

Autores

  • Ednaldo de Souza Vilela
  • Emílio Araújo Menezes
  • João R. Vollertt Júnior

Resumo

Atender às expectativas dos clientes é uma necessidade para as empresas, principalmente devido ao aumento da competitividade ao nível mundial, com os adventos da globalização da economia, da informática aumentando o valor agregado dos processos. Este artigo apresenta uma análise das atividades de execução dos principais processos de prestação de serviços da área de hotelaria, com o intuito de conhecer seus custos, seu desempenho e produtividade, que em decorrência do aumento da competitividade gerada por mudanças políticas, econômicas e culturais, são obrigadas a aperfeiçoar os seus processos produtivos e agregar valor aos seus produtos e serviços. Foi utilizado, entrevistas e questionários, como métodos de coletas de dados, para identificação das necessidades dos clientes (internos e externos) da empresa-alvo e de um método composto para estimação dos custos dos processos/atividades das empresas hoteleiras acoplados à suas medidas de desempenho ( Sistema ABC- Activity Based Costing e Custo Padrão ), possibilitando assim a identificação de áreas com oportunidades de melhorias, conhecimento de seus problemas, suas causas, e torná-los o ponto de partida do processo de aperfeiçoamento contínuo das atividades desses processos de forma a adequá-los as necessidades e expectativas dos clientes.

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Como Citar

Vilela, E. de S., Menezes, E. A., & Júnior, J. R. V. Modelo de Avaliação e Medição das Atividades dos Hotéis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3003

Edição

Seção

Mensuração e Gestão de Custos para Micro, Pequenas e Médias Empresas