Apropriação de Despesas em Busca do Custo Real dos Serviços Prestados em Limpeza Urbana: Estudo de Caso na Cidade do Rio de Janeiro (Área de Planejamento 4 - Tijuca e Jacarepaguá)

Autores

  • Natália Peçanha Caninas
  • José Júlio de Carvalho e Silva
  • Ricardo Dias Sena

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a metodologia empregada na apropriação das despesas em busca do custo real dos serviços prestados, através de uma parceria multisetorial de uma grande empresa que presta serviços de limpeza urbana na cidade do Rio de Janeiro. Primeiramente será apresentada a metodologia de cálculo dos custos nas gerências Operacionais de uma empresa, por atividade, admitindo-se como parâmetros os indicadores de produção das mesmas, e suas respectivas despesas mensais. A empresa em questão é responsável pela limpeza da cidade do Rio de Janeiro atendendo uma população de 5,5 milhões de habitantes, contando com um orçamento anual de R$ 300 milhões, e um total de 12.500 empregados. O estudo de caso envolve um região do município do Rio de Janeiro, considerada uma zona recente de expansão da cidade, a área de planejamento número quatro - AP 4, onde estão as regiões administrativas de Jacarepaguá e Barra da Tijuca. Essa metodologia de análise de custos de limpeza urbana tem por finalidade possibilitar um gerenciamento com qualidade e a baixo custo, podendo assim oferecer cada vez mais um serviço de qualidade para a população.

Downloads

Como Citar

Caninas, N. P., e Silva, J. J. de C., & Sena, R. D. Apropriação de Despesas em Busca do Custo Real dos Serviços Prestados em Limpeza Urbana: Estudo de Caso na Cidade do Rio de Janeiro (Área de Planejamento 4 - Tijuca e Jacarepaguá). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3082

Edição

Seção

Modelos de Mensuração e Gestão de Custos no Setor Público, nas Empresas Governamentais e nas Entidades sem Fins Lucrativos.