Proposta de uma Metodologia de Mensuração da Cadeia de Valor
Resumo
O artigo parte de um contexto em que a gestão de custos é um elemento de suporte da competitividade, ressaltando-se a importância da análise da gestão estratégica de custos na cadeia de valor. O objetivo do presente trabalho é propor uma metodologia de mensuração da cadeia de valor sem ter quer estimar valores para os diversos pontos da cadeia, melhorando o nível de informações que esta análise de custeio pode propor. A metodologia foi desenvolvida através de um estudo de caso exploratório no setor automobilístico, determinando-se quais dados, como e porquê eles devem ser levantados, bem como devem ser tratados para construir a cadeia de valor. O resultado do estudo foi o desenvolvimento da cadeia de valor do estudo exploratório desde a compra da matéria-prima inicial até o produto final entregue ao consumidor. Com isto, agregou-se informações gerenciais e estratégicas relevantes para as empresas analisadas, como: de que forma se constitui o custo na cadeia de valor; onde começa e termina a participação de cada empresa na formação da cadeia de valor, indicando, assim, a capacidade de contribuição de cada uma no esforço de redução do custo final.Downloads
Como Citar
da Silva, C. L. Proposta de uma Metodologia de Mensuração da Cadeia de Valor. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3114
Edição
Seção
MENSURAÇÃO E GESTÃO DE CUSTOS NAS CADEIAS PRODUTIVAS