GERAÇÃO, COMUNICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE CUSTOS: Resultado de Pesquisa Realizada na Região de Campinas
Resumo
Perto do final da última década deste século, tem-se notado que as empresas operando no Brasil estão passando por acontecimentos nunca dantes experimentados. As novidades não são poucas: grande desenvolvimento tecnológico, abertura comercial, quebra de paradigmas tradicionais e, ainda mais, estabilização da moeda. Os empresários e os profissionais estão aturdidos. O que fazer para sobreviver neste novo ambiente empresarial. Os profissionais sentem que precisam se atualizar, e voltam aos bancos escolares. Os empresários vendo suas margens de lucros se estreitarem ou se volatilizarem, ficam cada vez mais preocupados, e começam a prestar mais atenção aos relatórios emanados de suas áreas de custos, pois a alternativa usual de aumentar preços, para recompor as margens, já não está tão fácil de ser praticada. Neste caso, porque não revisar os conceitos de custos ? O propósito desta pesquisa é avaliar o estado da arte de custos em prática por nossas empresas. Quantas estão praticando ou estudando os conceitos de última geração e quantas estão ensaiando implantar sistemas de contabilidade e de custos, que darão respaldo às suas decisões empresariais, saindo em definitivo da fase de tomada de decisões baseadas em conhecimentos práticos e até mesmo empíricos.Downloads
Como Citar
Marion, J. C., & Junior, A. R. GERAÇÃO, COMUNICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE CUSTOS: Resultado de Pesquisa Realizada na Região de Campinas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3127
Edição
Seção
Educação: Ensino e Prática da gestão de custos numa ótica interdisciplinar