ANÁLISE DOS CUSTOS E DA RENTABILIDADE DA FRANQUIA PARA O FRANQUEADO: UM ESTUDO DE MULTICASOS DE FRANQUEADORES E SUAS FRANQUEADAS EM FLORIANÓPOLIS/SC

Autores

  • Katia Cristina Coelho
  • Ilse Maria Beuren

Resumo

Com a internacionalização da economia, onde as barreiras comerciais são quebradas, o mercado consumidor está se tornando mais exigente e competitivo. Tal implica também no surgimento de novas formas de comercialização, para rapidamente preencher as tendências deste novo mercado. O franchising surge, então, como uma alternativa para aqueles que pretendem ter seu próprio negócio com pouco investimento inicial, comercializar uma marca já estabelecida no mercado, tornando-se um franqueado. Esta busca por novas tendências é visível no franchising, um sistema relativamente novo no Brasil - onde o franqueador cede ao franqueado o direito de utilização de sua marca em troca do pagamento de algumas taxas - mas que vem tendo um crescimento de forma acelerada. Assim, neste artigo, procurou-se verificar, por meio de um estudo de multicasos junto a franqueadores e franqueados de Florianópolis/SC, a incoerência de alguns fatores relevantes relacionados a este sistema, sobretudo os custos incorridos pelos franqueados e a rentabilidade alcançada pelos mesmos. Para tanto, fez-se um levantamento das empresas franqueadoras de Florianópolis, a fim de averiguar as que possuem unidades franqueadas nesta região. Obteve-se uma população total de seis empresas franqueadoras, mas apenas duas, atuantes no setor alimentício e de confecções, possuem unidades franqueadas na região. Assim, estas duas franqueadoras foram entrevistadas, bem como seus franqueados localizados nesta região, num total de três, constituindo, desta forma, a amostra da pesquisa.

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Como Citar

Coelho, K. C., & Beuren, I. M. ANÁLISE DOS CUSTOS E DA RENTABILIDADE DA FRANQUIA PARA O FRANQUEADO: UM ESTUDO DE MULTICASOS DE FRANQUEADORES E SUAS FRANQUEADAS EM FLORIANÓPOLIS/SC. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3131

Edição

Seção

GESTÃO DE CUSTOS E AS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL