SISTEMA DE CUSTOS PARA PEQUENAS EMPRESAS: EXPERIÊNCIA DE UMA EDITORA

Autores

  • SÍLVIA KASSAI
  • JOSÉ ROBERTO KASSAI

Resumo

Em trabalhos anteriores já tivemos o oportunidade de tratar da problemática de empresas de pequeno porte. Em contraposição a sua importância no cenário econômico nacional e internacional, estruturam-se de forma bastante simples. Em seu universo palavras como reengenharia, downsizing, empregabilidade, não são tão importantes como nas grandes corporações, disputadas por empresas de consultoria empresarial. Por não terem acesso à consultoria e à profissionais de sólida formação acadêmica muitas padecem. Essa é uma realidade que entidades como o SEBRAE e centros de formação como a USP buscam reverter com iniciativas como a estruturação de escritórios com pessoal treinado para esclarecer dúvidas de novos empreendedores, centros de incubação de empresas, serviços de atendimento telefônico, empresas juniores, subsídio para contratação de consultores e outros. Apresentamos nesse artigo resultados de nossa experiência como consultores de uma editora de pequeno porte, em um processo de reestruturação organizacional. Com um passado de participação expressiva no mercado editorial, a empresa enfrentava uma crise de sucessão, na qual os familiares, com pontos de vista diversos sobre o negócio, assumiam a função antes ocupada pelo patriarca da família. Ressaltaremos especificamente aspectos ligados a reorganização das áreas contábil e financeira da empresa.

Downloads

Como Citar

KASSAI, S., & KASSAI, J. R. SISTEMA DE CUSTOS PARA PEQUENAS EMPRESAS: EXPERIÊNCIA DE UMA EDITORA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3140

Edição

Seção

Modelos de Mensuração e gestão de custos para micro, pequenas e médias empresas. Casos Aplicados