MODELO DE DECISÃO DE PREÇO DE VENDA – UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Alexsandro Broedel Lopes
  • Emanuel Rodrigues Junqueira de Matos
  • Romildo de Oliveira Moraes

Resumo

O artigo, desenvolvido na área de custos e tomadas de decisões, tem como objetivo apresentar um modelo de decisão de preços de venda sob a ótica da gestão econômica, que permita aos gestores, dentro de uma abordagem sistêmica, identificar, analisar e utilizar um fluxo lógico e normativo de dados e informações, identificando os produtos gerados em cada área de responsabilidade, reconhecendo a interdependência das diversas variáveis envolvidas na decisão, devendo reconhecer a existência e a influência dos objetivos globais da empresa com a política de estabelecimento de preços. A metodologia utilizada consistiu em pesquisas bibliográficas sobre a visão da microeconomia no estabelecimento de preços, os modelos de decisão, as técnicas de simulação, considerações sobre o risco e o desenvolvimento de um exemplo de aplicação do modelo de decisão de preço de venda proposto, nos métodos compound-price e target-price. Buscou-se com este trabalho oferecer uma contribuição para uma eficaz gestão de preços no objetivo de garantir a continuidade e atingir a missão da empresa, através do planejamento, execução e controle das atividades relacionadas aos preços.

Downloads

Como Citar

Lopes, A. B., de Matos, E. R. J., & Moraes, R. de O. MODELO DE DECISÃO DE PREÇO DE VENDA – UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3152

Edição

Seção

Custos e Tomada de Decisões: Modelos e Experiências