QUANDO COMPRO, QUANTO GANHO?

Autores

  • Heloisa Helena Rocha Maia
  • Evandir Megliorini

Resumo

A atividade empresarial, nos dias de hoje, requer muito mais que gerentes experientes e competentes. A forte competitividade entre as empresas leva a crer que todos esses profissionais estão nas empresas de sucesso. Entretanto, no ranking das melhores, além desses profissionais também existem instrumentos valiosos para auxiliar a gestão eficaz. É neste contexto que a Contabilidade vem servir como um ferramental de gestão. Baseados em conceitos econômicos, os Modelos de Decisão, idealizados pela Gestão Econômica GECON, tornam possíveis a mensuração das várias alternativas de ação e, consequentemente, a avaliação de desempenho do tomador de decisão. Este trabalho tem como objetivo enfatizar o Modelo de Decisão de Compras, devido à sua representatividade no montante total de aplicações das empresas, agregando em si grande ou a maior parte dos recursos investidos internamente. Por meio deste modelo, é possível mensurar ganhos ou perdas quando se compram insumos. A mensuração racional, livre de juízo de valores, é possível a partir do momento em que a entidade utiliza-se de modelos racionais de identificação, mensuração e informação. Compras com descontos, quantidades excedentes, negociação de prazos etc., tudo, torna-se passível de mensuração.

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Como Citar

Maia, H. H. R., & Megliorini, E. QUANDO COMPRO, QUANTO GANHO?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3155

Edição

Seção

Custos e Tomada de Decisões: Modelos e Experiências