GESTÃO DE CUSTOS

Autores

  • Edmar Vidigal Paiva
  • Frederico da Fonseca
  • Paulo Rodrigo Corgozinho
  • Ricardo Medrado Ferreira

Resumo

A qualidade tornou-se uma preocupação das empresa, porque a competição requer qualidade e os consumidores a exigem. Neste ambiente, os esforços para atingir a qualidade tomam várias formas: nova tecnologia, novas técnicas motivacionais, novas missões e novas estruturas. A demanda da qualidade pelo cliente requer a transformação das funções tradicionais, organizacionais e atividades de apoio admnistrativo em grupos direcionados aos clientes através de conceitos, instrumentos e técnicas de qualidade - notadamente incluindo a gestão de custos. Como um processo que contribui para a criação ou entrega de um produto ou serviço, a gestão de custos tornou-se parte importante dos esforços das empresas para alcançar a qualidade. É ligada pela sua própria natureza, à busca da qualidade. A gestão de custos efetiva deverá ser orientada ao cliente como em qualquer outro processamento de negócios, seja o cliente interno ou externo. Quando a gestão de custos se orienta ao cliente, torna-se um dos instrumentos que podem representar a diferença entre o sucesso e o fracasso da estratégia de uma companhia. Para isso são utilizados instrumentos, técnicas e métodos básicos que, em conjunto, constituem gestão de custos: Custos baseados na atividade e gestão baseada na atividade, Aperfeiçoamento contínuo, Custo-alvo, Justificativas do investimento e utilização do ativo e Análise do resultado através da relação custo/volume/lucro.

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Como Citar

Paiva, E. V., da Fonseca, F., Corgozinho, P. R., & Ferreira, R. M. GESTÃO DE CUSTOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3186

Edição

Seção

Modelos de Mensuração e gestão de custos em empresas de alta tecnologia. Casos aplicados