A ANÁLISE DE VALOR & QUALIDADE PERCEBIDA PELO CLIENTE

Maria Silene Alexandre Leite, Aloisio da Silva Lima

Resumo


Que preço satisfaz o consumidor? Porque o consumidor está disposto a pagar mais por um produto que é, aparentemente, igual a tantos outros? A resposta está na percepção, por parte dos clientes, das diferenças e semelhanças entre um produto e outro. O consumidor valoriza certos detalhes e está disposto a pagar mais por eles, mas é preciso que as diferenças sejam notadas pelo comprador. Não adianta investir em aspectos que não sejam valorizados ou visíveis ao consumidor; logo, observa-se que alguns programas de qualidade deixam a desejar neste aspecto. Agregam valores que ficam ocultos ao cliente. Aspectos técnicos-operacionais não são áreas conhecidas da maioria dos compradores logo grandes melhoramentos neste setor passam despercebidos pelos consumidores finais, não compensando o investimento inicial, a menos que o produto esteja ligado à saúde ou segurança do consumidor e, mesmo assim, deve ser bem visível o esforço empregado e reforçados os resultados alcançados.

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ISSN 2358-856X

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