A REDUÇÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
Resumo
Em determinados momentos de sua vida, as empresas se vem ameaçadas, devido a um declínio drástico de seus resultados. Isto as leva a buscar um enxugamento significativo e rápido de seus custos . Se essa decisão for implantada sem uma visão integral do ambiente externo e interno dessas empresas, na linha de cortar-20%-das-despesas-de-cada-departamento-até-a-próxima-6a feira (infelizmente bastante usual em nosso meio), ela pode afetar negativamente a empresa nas suas bases de produção de valor e em sua posição competitiva. Sabendo disto, a direção das empresas vem, nos últimos tempos, buscando uma metodologia, que permita reduções relevantes de custos e que, até onde for possível, minimize os riscos de sua implantação, preservando a posição de mercado da firma e mantendo incólumes os recursos que são essenciais para seu desenvolvimento futuro. Este trabalho apresenta as linhas gerais dessa metodologia, que denominamos de redução estratégica de custos (REC). Como veremos, ela constitui uma aplicação da análise de processos e do custeio por atividades, mas com algumas características bastante especiais: (a) o levantamento dos dados normalmente é executado num período muito pequeno, de 60 a 90 dias; (b) está voltada exclusivamente para a alta direção das empresas, quando elas desejam operar uma profunda mudança na eficiência de suas organizações; (c) não tem a pretensão de aperfeiçoar o custeio dos produtos: sua única finalidade é alcançar uma melhoria a curto e médio prazo (6 a 30 meses) dos resultados econômico-financeiros gerais da empresa, medidos por dois indicadores básicos: o valor dos lucros operacionais e a taxa de retorno sobre o capital próprio. Apesar de suas limitações, a metodologia da REC se demonstrou bas-tante eficaz nas empresas onde foi aplicada . Para a direção dessas empre-sas, ela representou um potente instrumento de informação e ação, especial-mente quando comparada com as informações genéricas sobre custos e des-pesas, de natureza puramente contábil, que vinham recebendo, as quais: - focalizavam tão somente os custos em centros ou departamentos administrativos tomados isoladamente, sem uma visão do sistema empresarial como um todo; - não identificavam as mais importantes atividades e processos de trabalho da empresa do ponto de vista estratégico; - não localizavam os recursos e custos nas atividades e processos; - não isolavam adequadamente o valor das atividades, que não agregavam valor ou de atividades não essenciais.Downloads
Como Citar
Martin, N. C. A REDUÇÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3207
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos com Elemento de Suporte da Competitividade