GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM CADEIAS DE VALOR

Autores

  • Christian Luiz da Silva

Resumo

O custo é um forte componente da busca pela competitividade das empresas, por isso a sua forma de análise e compreensão vêm se modificando e adaptando às exigências de utilizá-lo cada fez mais como uma ferramenta de gestão estratégica. O presente artigo se propôs a discutir a gestão estratégica de custos em setores altamente competitivos, exemplificado pela indústria automobilística, aplicado em cadeias de valor. Fez-se uma breve revisão dos conceitos tradicionais de custos, inclusive do método ABC, salientando o seu foco na empresa como limitação da análise em ambientes competitivos. Contudo, com a gestão estratégica de custos, fundamentada na análise e compreensão da cadeia de valor, no posicionamento estratégico e nos direcionadores de custos, preocupou-se com cadeia produtiva como um todo. Mas tal análise se limitou a estimar valores para cada etapa da cadeia, não se preocupando em fazer projeções mais sólidas, que garantissem a confiabilidade dos resultados esperados. Essa preocupação sugere a interação de todos os agentes de uma cadeia de valor, participando ativamente do projeto ou desenvolvimento do produto, repartindo os riscos e incertezas, bem como colaborando para construir um custo tão próximo quanto possível do real. Esta fase de projeto estimula a inovação e a busca pelo atendimento do custo meta, estabelecido não para a empresa na ponta da cadeia mas para todos. Assim, a gestão estratégica de custo, como elemento de competitividade, deve estar fundamentada na interdependência de todos os agentes da cadeia de valor através da transparência e do comprometimento dos mesmos com o resultado final.

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Como Citar

da Silva, C. L. GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM CADEIAS DE VALOR. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3216

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos com Elemento de Suporte da Competitividade