A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS DA QUALIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Autores

  • Leonilda Maria Picoli Zardo
  • Marcos Sebastião Baum
  • Luis Carlos Gientorski

Resumo

O custo da qualidade é fator preponderante para a competitividade das organizações. A eficácia dos programas de qualidade devem contemplar bons sistemas de custos para viabilizar os processos produtivos. O sucesso depende de mudanças significativas nas organizações e na cultura, pontos chaves para competitividade, crescimento a longo prazo e viabilidade financeira na economia. A competitividade está alicerçada na gestão estratégica de custos, onde se concentra a combinação de três temas básicos: cadeia de valor, posicionamento estratégico e direcionadores de custos. Os sistemas de custos escolhidos pelas empresas para gerir seus negócios devem contemplar as diversas fases do processo de produção, trabalhando bem mais a prevenção do que a simples correção de falhas. Se a organização trabalhar bem a prevenção, iniciando ainda nas fases dos projetos, estará produzindo produtos competitivos. O sistema ABC tem se mostrado ser uma excelente ferramenta para a gestão estratégica dos custos da qualidade. A construção do sistema de custos da qualidade a ser adotado, deve levar em conta todas as fases dos processos, buscando espelhamento em quem sabe melhor trabalhar, a fim de que todos os custos envolvidos em qualidade se reflitam em satisfação e eficácia para os clientes e a organização. As informações dos custos com a qualidade devem estar revestidas de caráter estratégico e não meramente um registro contábil. Esta visão contribuirá para a gestão empresarial consolidada na estratégia das tomadas de decisões focadas no negócio, onde os produtos alavancam a competitividade num mercado mais amplo do que restrito.

Downloads

Como Citar

Zardo, L. M. P., Baum, M. S., & Gientorski, L. C. A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS DA QUALIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3224

Edição

Seção

Custos da Qualidade