A EFICÁCIA DO ESTUDO DE CASO NA SENSIBILIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO EM AMBIENTES DE IMPLANTAÇÃO DE ABC - APLICAÇÃO NO SETOR DE CELULOSE

Diogo Toledo do Nascimento

Resumo


O Activity Based Costing (ABC), enquanto método de custeio ainda relativamente novo entre nós, defronta-se com barreiras no tocante à sua implantação e aceitação pelos potenciais usuários, principalmente devido a aspectos culturais relativamente a custos vigentes na empresa nacional. A forma de se difundir a filosofia e objetivos do novo método torna-se crucial para o total engajamento dos envolvidos tanto no levantamento e fornecimento de dados, como no uso da informação por ele disponibilizada. O objetivo deste trabalho é evidenciar a grande utilidade do estudo de caso baseado nos resultados efetivos da implantação para sensibilização dos envolvidos. Inicialmente o trabalho salienta as vantagens dos estudos de caso para comunicação de assuntos complexos da área econômico-financeira, como o ABC. Em seguida exemplica o uso dessa técnica, através do resumo de um caso desenvolvido junto a uma empresa do setor de celulose que, pela riqueza de detalhes próprios da sua realidade e, naturalmente, pela forma como foi veiculado, funcionou como instrumental importantíssimo na reversão de expectativas negativas dos envolvidos relativamente ao ABC. Finalmente, conclui que, na maioria dos casos, a forma de veiculação, muito mais que os recursos dispendidos, é fator decisivo na implentação de novas idéias também na área de custos.

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