O MECANISMO DO HEDGE E SEUS EFEITOS NA RECEITA, CUSTO, MARGENS E SUA CONTRIBUIÇÃO NO LUCRO DA EMPRESA ( INDÚSTRIA DO OURO)

Autores

  • JOSÉ OTÁVIO DA SILVA

Resumo

O objetivo do presente trabalho consiste em evidenciar o mecanismo de hedge em uma empresa produtora de ouro, utilizando variáveis contábeis, como Patrimônio líquido, Receita, Custo, Lucro bruto, Lucro operacional e Lucro líquido, resultando na apuração de indicadores de margem de custo, margem operacional, margem líquida e rentabilidade do patrimônio líquido, que servirão de referência para análise a que se pretende. No caso da indústria de mineração de ouro, as operações de hedge se fazem presentes dia-a-dia, onde as grandes empresas produtoras de ouro como Barrick Gold, Newmnont, Anglo American, Newcrest, WMC,etc., utilizam este mecanismo de forma a se defender contra as oscilações nos preços, provocadas pela instabilidade do mercado. Mostra-se ainda influência do hedge na receita, custo, margens e sua contribuição no lucro da empresa, enfocando a relação entre essas variáveis, através de simulações (com prêmio e sem prêmio), mantendo-se os custos constantes.

Downloads

Como Citar

DA SILVA, J. O. O MECANISMO DO HEDGE E SEUS EFEITOS NA RECEITA, CUSTO, MARGENS E SUA CONTRIBUIÇÃO NO LUCRO DA EMPRESA ( INDÚSTRIA DO OURO). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3250

Edição

Seção

Modelos de mensuração e gestão de custos na indústria. Casos aplicados