GESTÃO ESTRATÉGICA: ALGUMAS REFLEXÕES PARA A ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Autores

  • José Mário Coelho
  • Maria Carolina A.F. Souza

Resumo

As metodologias tradicionais de análise de projetos que estabelecem itens como mercado, preços, localização, engenharia e análise econômico financeira, embora bem fundamentadas, não são suficientes para conduzir investimentos nas condições atuais, diante da difusão de novas estratégias empresariais. Observa-se, de acordo com tais metodologias, que os itens mercado e preços objetivam identificar a potencial demanda e os seus preços projetados para os bens e serviços aos quais o projeto se refere, tratando de dimensioná-los por meio de técnicas estatísticas de projeção. As empresas estão sofrendo os efeitos de intensas transformações no ambiente concorrencial que transforma a competição da era industrial em competição da era da informação. Esse processo vem provocando uma maior rapidez nas mudanças econômicas e tecnológicas. Diante disso são exigidas, novas formas de avaliação de um investimentos que permitam incorporar os mecanismos de análise de decisão, o que significa levar em conta os temas estratégicos. Esses temas vêm sendo estudados amplamente na literatura especializada em gestão estratégica, o que facilita as reflexões sobre as possibilidades e possíveis vantagens de incorporá-los (não substituir) à análise de investimentos.

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Como Citar

Coelho, J. M., & Souza, M. C. A. GESTÃO ESTRATÉGICA: ALGUMAS REFLEXÕES PARA A ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3258

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos como Elemento de Suporte da Competitividade