CUSTEIO – ALVO (“TARGET COSTING”)

Autores

  • Welington Rocha
  • Eric Aversari Martins

Resumo

O ambiente de negócios atual se caracteriza por fortes pressões externas sobre as empresas. A globalização das economias mundiais tem colaborado fortemente para o aumento na concorrência internacional, bem como na nacional. Os preços exercidos nos mercados passam a ser, desta maneira, fortemente influenciados pela competição. Cada vez mais o consumidor tem definido qual preço está disposto a pagar por certo tipo de bem. Consequentemente, as empresas estão tendo que alterar a metodologia de administrar a relação preço-custo. Não mais se pode formar preços com base em custos; e sim o custo é que deve ser definido em função do preço médio de venda dado pelo mercado. Nesse ambiente surge a figura do Custeio-Alvo, ou Target Costing, que é uma metodologia que objetiva a obtenção do custo máximo admissível de um produto ou serviço para que, dado o preço de venda que o mercado oferece, consiga-se o mínimo de rentabilidade que se quer, antes do início da produção. Este trabalho tem como finalidade o estudo dos conceitos envolvidos no custeio-alvo, bem como a apresentação de um caso prático com o intuito de demonstrar a metodologia de cálculo envolvida

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Como Citar

Rocha, W., & Martins, E. A. CUSTEIO – ALVO (“TARGET COSTING”). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3284

Edição

Seção

Modelos de Mensuração e gestão de custos em empresas de alta tecnologia. Casos aplicados