CULTURA ORGANIZACIONAL E MODELO DE GESTÃO CONCEITOS, INTERAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EFICÁCIA

Autores

  • Jaime Crozatti

Resumo

A cultura organizacional, importante variável do ambiente empresarial, não tem sido adequadamente relacionada à eficácia do sistema empresa, principalmente em trabalhos que tratam de gestão de custos em tempos de competição cada vez mais acirrada. A cultura organizacional, entendida como o conjunto de princípios, crenças e valores partilhados por um grupo de pessoas em uma empresa, tem como um dos principais formadores o Modelo de Gestão. Este último, apesar de não estar formatado em documentos, existe em toda organização, uma vez que pode-se perceber que toda atividade desenvolvida em qualquer delas, obedece a uma estruturação ou padronização mínima, resultante das normas que compõem o modelo de gestão. A interação do modelo de gestão e da cultura organizacional é fundamental para o nível de eficácia obtido nas atividades desenvolvidas na empresa, pois é o principal definidor da forma como as coisas devem acontecer. O modelo de gestão ideal, apresentado de forma sucinta no trabalho, permite que uma cultura organizacional voltada para a flexibilidade e o controle, bem como para os ambientes interno e externo, apesar do paradoxo implícito, seja possível de existir em uma mesma organização. De acordo com este modelo e a resultante cultura organizacional, a organização pode estar preparada para os diversos tipos de desafios que normalmente se defrontam em virtude da crescente característica de mudança do ambiente atual dos negócios.

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Como Citar

Crozatti, J. CULTURA ORGANIZACIONAL E MODELO DE GESTÃO CONCEITOS, INTERAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EFICÁCIA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3289

Edição

Seção

GESTÃO DE CUSTOS E AS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL