EMPRESA VIVA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

Autores

  • Ana Cristina Rezende Santos
  • Ângela Böckmann Siqueira
  • Nádia Cristina Paulo dos Santos

Resumo

A determinação do objetivo de uma empresa ainda é um assunto bastante controverso. Alguns autores consideram que qualquer organização têm uma missão a cumprir. Outros consideram que uma medida financeira, como o lucro ou o valor, representam a finalidade de uma empresa a longo prazo. Mas para cumprir este objetivo (ou esta missão) existe um requisito fundamental, embora bastante óbvio: a empresa tem que estar viva. A idéia de comparar uma empresa a um ser vivo certamente não é algo novo na literatura administrativa. Da mesma forma, a busca de regras de bom senso, que permita que uma empresa sobreviva, também não é recente. Talvez o que tenha mudado seja a incerteza criada pelas enormes alterações estruturais no meio-ambiente nos dias de hoje. O presente trabalho inicia-se apresentando os motivos pelos quais algumas empresas mantêm-se duradouras e prósperas. Aborda também as diferenças entre as empresas voltadas prioritariamente para os lucros e o valor de suas ações, denominada de Empresa Econômica, daquelas que buscam, além do lucro, o desenvolvimento e a promoção de seus recursos humanos, ou seja, Empresa Viva. Posteriormente, utilizando-se da pesquisa de Arie de Geus, o texto procura discutir como a gestão de custos pode ter um papel relevante na "saúde" de uma empresa.

Downloads

Como Citar

Santos, A. C. R., Siqueira, Ângela B., & dos Santos, N. C. P. EMPRESA VIVA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3291

Edição

Seção

GESTÃO DE CUSTOS E AS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL