CUSTOS DA QUALIDADE VERSUS QUALIDADE DOS CUSTOS

Autores

  • ANA MARIA DE OLIVEIRA ROSA
  • Lígia Conceição Carneiro Pimenta

Resumo

As empresas enfrentam atualmente uma acirrada concorrência para a comercialização de seus bens e serviços. Por isto, buscam continuamente medidas que visam uma gestão estratégica dos custos decorrentes da produção. Nenhuma medida isolada será capaz de solucionar os problemas. É preciso, portanto, definir uma política de planejamento que envolva a realidade da empresa com o mundo externo. Dentro desta concepção está uma das ferramentas que vem sendo utilizada como instrumento para mantê-la competitiva que a gestão da qualidade. Ao se implantar um sistema de qualidade, independente da concepção do que seja qualidade para a empresa, objetiva-se determinar a parcela dos custos que estão sendo insumidos e que não agregam valor ao produto ou serviço, como também os custos que estão sendo ocorridos em decorrência de falhas que geram desperdícios. Uma parcela destes custos, denominada de custos da não-conformidade, apresenta-se de forma inversamente proporcional aos recursos que são insumidos conforme as especificações do projeto. Quanto maior os custos da não-qualidade, menos eficiente é a empresa.

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Como Citar

ROSA, A. M. D. O., & Pimenta, L. C. C. CUSTOS DA QUALIDADE VERSUS QUALIDADE DOS CUSTOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3301

Edição

Seção

Custos da Qualidade